Recorde de Velocidade de Download

Pesquisadores estabeleceram um novo recorde de velocidade de download utilizando a tecnologia 6G. Para acelerar a transmissão de dados, uma nova tecnologia foi implementada. No entanto, levará algum tempo até que essa inovação chegue aos smartphones dos consumidores.

Com a tecnologia 5G atual, são possíveis velocidades máximas de até 10 gigabits por segundo. Entretanto, no uso cotidiano, as taxas de download ficam entre 100 e 300 megabits por segundo.

Novo Recorde com 6G
Os impressionantes 938 gigabits por segundo alcançados pelos pesquisadores da University College London representam um avanço significativo. Esse é o novo recorde para transmissões de dados que envolvem múltiplos sinais, conforme relatado pela New Scientist.

Traduzindo esses números para a prática, isso significaria que usuários com smartphones compatíveis com 6G e uma rede móvel adequadamente atualizada poderiam, em teoria, baixar mais de 20 filmes de duas horas do Netflix por segundo.

Na prática, o 6G deverá ser várias vezes mais rápido que o 5G. No entanto, as velocidades reais de download provavelmente serão inferiores aos resultados recordes obtidos em laboratório.

Grande Faixa de Frequência Utilizada
Para atingir essa velocidade recorde, os pesquisadores britânicos utilizaram uma abordagem inovadora. Em vez de transmitir apenas na faixa de baixa frequência (abaixo de 6 gigahertz), como acontece com o 5G atual, eles exploraram uma faixa muito mais ampla, entre 5 e 150 gigahertz.

Além disso, foram usadas ondas de rádio e lasers para transmitir luz. Para que essa largura de banda mais alta seja aproveitada na transmissão de dados, seria necessário instalar um hardware de recepção adequado nos smartphones.

Comparação com o Trânsito
Zhixin Liu, da University College London, compara a transmissão de sinais em diferentes faixas de frequência com o fluxo de tráfego nas estradas. Ele explica que o 5G se assemelha a uma rua secundária congestionada, enquanto o 6G funcionaria como uma rodovia de dez faixas.

“Quando falamos de tráfego, são necessárias estradas mais largas para acomodar mais carros”, disse Liu. Da mesma forma, isso acontece com os dados.

Desenvolvimento da Tecnologia 6G
Segundo Liu, os pesquisadores de Londres já estão em contato com fabricantes de smartphones e operadores de rede para transformar essa tecnologia em uma base para as futuras redes 6G. No entanto, existem várias outras abordagens sendo desenvolvidas por diferentes equipes ao redor do mundo.

Embora haja um progresso notável no desenvolvimento do 6G, ainda levará alguns anos para que os usuários possam desfrutar dessas velocidades de download ultrarrápidas. A previsão é que a introdução comercial do 6G ocorra em torno de 2030.

https://t3n.de/news/download-geschwindigkeit-6g-rekord-1651886/